Canção é a primeira prévia do novo disco de inéditas do lendário músico e aborda temática tecnológica
Jorge Guilherme
Fonte: tenhomaisdiscosqueamigos.com
Em 16/09/2021
![]() |
| Caetano Veloso em novo álbum Imagem: tenhomaisdiscosqueamigos.com |
O lendário Caetano Veloso está de volta e lançou, no dia 16 de setembro, a inédita “Anjos Tronchos”, seu primeiro single na nova gravadora Sony Music e também primeira prévia de "Meu Coco", seu próximo disco, sucessor de "Abraçaço" (2012), previsto para chegar nos próximos meses.
Ao falar sobre a inspiração para a faixa, que reflete bastante sobre a tecnologia, a internet e os tempos atuais, inclusive citando Billie Eilish e afirmando que sua história é “um algoritmo”:
É uma canção que pensei que não ia poder fazer por inteiro, por causa do meu desconhecimento da matéria, do assunto. Eu prometi a mim mesmo que se eu quisesse fazer uma coisa dessas, precisaria saber muito mais. Para saber mais, eu precisaria usar mais a internet, saber mais o que acontece nas redes sociais.
Embora eu não conheça muito a questão da tecnologia e das suas consequências, eu fiz uma canção que parece mexer em questões muito maiores do que seu autor é capaz de dominar. Tem muitas canções que tiveram resultados políticos, na formação da cabeça de gerações, de áreas da sociedade, e que não foram feitas por uma pessoa que conhecesse teoricamente a complexidade daquele assunto. Eu terminei pensando: ‘Deu para fazer uma canção que pode ser como uma dessas’.
Indireta ao presidente
Além de fazer referência a Bolsonaro e Donald Trump, como “palhaços macabros”, o centro da poesia de Caetano é o acesso a computadores pessoais e a internet —e tudo o que essas mudanças causaram no mundo. Entre menções ao vício e ao poder de controle dos bilionários que estão por trás das redes e do algoritmo, a música surge como salvação.
Billie Eilish
Ele termina a canção de maneira enigmática, dizendo que “miss Eilish faz tudo no quarto com o irmão”, em referência a cantora britânica Billie Eilish, que ficou conhecida em 2019 quando despontou na indústria e se tornou uma estrela do pop mundial com um álbum inteiramente gravado no quarto da casa dos pais, ao lado do irmão e produtor, Finneas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário